Sistema de transporte pneumático: Entenda como funciona

13 dez, 2020 | Transporte pneumático | 3 Comentários

Automação, transformação digital e tecnologia de informação são avanços que estão cada vez mais presentes no setor industrial. Mas, para aproveitar melhor estes recursos, é imprescindível que a indústria invista no transporte interno de produtos, e o sistema de transporte pneumático representa uma excelente alternativa.

Pelas características, esse tipo de sistema também evolui com a Indústria 4.0, otimizando a logística industrial e conferindo um diferencial competitivo bastante interessante.

Mas você sabe o que é e principalmente como funciona um sistema de transporte pneumático? Confira esse artigo e descubra!

Sistema de transporte pneumático: O que é?

Esse sistema consiste no deslocamento de produtos em pó ou granulados através do fluxo de ar, em uma tubulação estanque em relação a atmosfera, de um ponto de origem até um destino. Nesse processo, a diferença de pressão desloca o ar, que carrega consigo o material.

Dessa forma, todo sistema de transporte pneumático é composto por:

  • Um gerador que permite a movimentação do ar, caso de: ventilador centrífugo, soprador tipo roots, bomba ou compressores dos diversos tipos;
  • Um equipamento que permite a introdução da matéria-prima na origem de maneira dosada no sistema de pneumático: válvula rotativa, alimentador de rosca helicoidal ou venturi;
  • Um equipamento que permite a separação do fluxo de ar de transporte pneumático da matéria-prima no local de destino, como por exemplo: ciclo filtros de mangas, ciclones, silos com Bin vent ou outro;
  • Um conjunto de tubulações entre os pontos de origem e o ponto de chegada do produto transportado;
  • Conjunto de instrumentos de monitoramento do sistema.

Funcionamento de um sistema de transporte pneumático

Os sistemas de transporte pneumático são desenvolvidos para que produtos e matérias-primas sejam transportados de forma segura, estanque, limpa e principalmente sem riscos de contaminação.

Para que isso aconteça, três variáveis são adotadas no processo de transporte pneumático: velocidade do ar, volume e pressão.

Baseado nessas variáveis, é possível destacar dois tipos de sistemas de transporte pneumático: fase diluída e fase densa. Estes serão melhor explicados a seguir:

transporte pneumáticoFase diluída

O sistema de transporte pneumático de fase diluída é descrito pela aplicação de pressão positiva (soprar) ou negativa (formar vácuo) que permitem a criação de correntes de ar no interior de tubulações ou recipientes.

Neste sistema, as partículas se misturam a um gás e passam a se comportar como fluidos.

Fase diluída de pressão positiva – este sistema é mais adotado para o transporte de partículas secas não abrasivas, pois utilizam sopradores para operar em altas velocidades de ar.

O uso deste sistema exige que o material transportado não seja frágil, pois pode se quebrar, perdendo as propriedades físicas ao longo do processo de transporte.

Na pressão positiva, um soprador é alocado no início do sistema, muito próximo à região de entrada do produto no sistema. Com isso, é criado um fluxo de ar no interior da tubulação que, quando deslocado, mistura-se às partículas, transportando-as por diferença de pressão.

Fase diluída de pressão negativa – Esse sistema é aplicado para o transporte de materiais que se compactam ou comprimem quando pressionados. Ele opera de forma oposta ao de pressão positiva, criando um vácuo no interior, que irá “puxar o material” de um tanque ou funil de armazenamento.

Fase densa

O sistema de transporte pneumático de fase densa assemelha-se ao “efeito êmbolo”. Nele, as partículas não se misturam ao fluido, além disso há alta concentração de sólidos no interior da tubulação.

Fase densa de pressão positiva – Neste sistema, o material é transferido a altas pressões, pequenos volumes de ar a baixas velocidades. Esse movimento é pulsante, ocorrendo em porções, através da linha de transporte.

O funcionamento deste sistema começa pelo carregamento de um vaso de pressão ou pote de sopragem. Assim que o vaso de pressão se torna preenchido, as válvulas de respiro são fechadas. Com isso, o ar comprimido é injetado no recipiente, forçando o material para fora do tanque e para dentro do transportador.

Quando todo o material é transferido e a linha é esvaziada, o processo reinicia.

Fase densa de pressão negativa – Esse transporte é utilizado em materiais abrasivos ou frágeis. Para isso utiliza bombas a vácuo, que transportam material de um silo ou funil até um tanque de recebimento (funil de vácuo).

Quando esse recipiente enche, o material é expelido para um silo de destinação final. Quando o material é transportado para o silo ou funil, o processo reinicia.

Por todas essas características, o sistema de transporte pneumático é versátil e prático, sendo amplamente adotado nos mais diversos tipos de indústrias que necessitam do transporte de pós e granulados.

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Para saber mais sobre um sistema de transporte pneumático te convidamos a acompanhar o blog da Globe Systems.

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3 Comentários

  1. luiz

    Material muito bom

    Responder
  2. JOSÉ ELCIO BAPTISTELLA

    ja tenho alguns transporte pneumatico mas preciso de um de fase densa e para transporte de biomassa para as caldeiras.

    Responder
    • luiz

      Nossa equipe comercial irá entrar em contato!

      Responder

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