Seu processo industrial lida com matérias-primas e produtos sensíveis? Então você deve saber da dificuldade de fazer o transporte de pó dentro do se processo. Por isso, dispor de um sistema de transporte pneumático de pó é uma exigência cada vez mais recorrente na indústria.
Hoje em dia a indústria madeireira, graneleira, portuária, de transbordo, cimenteiras, alimentícia, farmacêutica e muitas outras, exigem a adoção de um sistema de transporte pneumático de pó, com o seu conceito sendo fundamental para indústrias. Porém, ele deve ser adequado às necessidades e funcionar de forma constante, garantindo o bom funcionamento da indústria.
Exatamente por essa razão, alguns cuidados relacionados à implantação dos transportadores pneumáticos são fundamentais para a indústria, garantindo bom funcionamento desse sistema de uma forma mais geral.
Por que ter um bom sistema de transporte pneumático?
Os transportadores pneumáticos são equipamentos projetados para atender uma demanda, cada vez mais elevada, de indústrias no transporte de diferentes materiais, principalmente aqueles à base de pós, com pressão e velocidade variável conforme a aplicação.
Este sistema permite transportar materiais no sentido vertical ou horizontal, em uma velocidade variável – entre 5 a 200m³/h – de um ou mais pontos de origem, para um ou mais pontos de destino, a grandes distâncias, de até 500 metros.
Dessa forma, dispor de um sistema de transporte pneumático de pó é bastante importante para que indústrias consigam elevar a produtividade, com máxima qualidade e confiabilidade do transporte, evitando o desperdício de matéria-prima e de insumos.
Diante disso, toda indústria que adota o transporte pneumático de pó terá benefícios estratégicos importantes, com ganhos em diferenciação, beneficiando tanto os processos produtivos, quanto os logísticos.
Mas para que todos esses benefícios sejam permitidos, uma boa implantação torna-se imprescindível, com a adoção de 4 cuidados que merecem máxima atenção, confira.
Cuidados que merecem atenção na implantação do sistema de transporte pneumático de pó na sua indústria
Alguns cuidados devem ser tomados na garantia de maior produtividade do sistema, tais como:
1. Considere quais são as propriedades do material a ser transportado
Todo bom sistema de transporte pneumático de pó tem por característica ser adaptável à aplicação em que ele é demandado, por isso é preciso conhecer e levar em conta as propriedades do material a ser transportado.
Assim, o bom funcionamento e uma vida útil mais prolongada do sistema depende de itens relacionados ao material, tais como tamanho das partículas, densidade e umidade do material, abrasividade, toxicidade, ponto de fusão e possibilidade de inflamabilidade do material.
2. Veja se o sistema garante pressão e vazão adequadas
Um dos problemas do sistema de transporte pneumático de pó é a perda de carga. Para evitar isso, é preciso se atentar para que a pressão necessária esteja sempre disponível no sistema.
Assim, além de dimensionar corretamente o compressor ou bomba, é preciso checar também a qualidade do ar, certificando-se que todo o sistema seja montado corretamente para não surgirem vazamentos.
3. Planejar corretamente distâncias e curvas
A distância a ser percorrida pelo material e a quantidade de curvas existentes são pontos essenciais para uma eficaz implantação de um sistema de transporte pneumático de pó. Tais fatores determinam a pressão que será necessária e, consequentemente, os equipamentos a serem instalados.
Portanto, quanto maior a distância e mais curvas existirem, maior será a perda de carga. Isso deve ser levado em conta na hora de implementar o sistema de transporte pneumático de pó.
O filtro também é fundamental. Certifique-se também que ele tenha capacidade para processar toda a vazão que está prevista dentro do sistema
4. Qualidade do sistema e do fornecedor
O sistema de transporte pneumático de pó vem sendo amplamente adotado por muitas indústrias. Ele oferece maior produtividade, tem custo-benefício atrativo, apresenta fácil manutenção e é bastante flexível.
No entanto, é preciso prestar atenção à qualidade do sistema e à experiência do fornecedor deste sistema. Por isso, na hora de escolher, atente-se para as credenciais, experiência e qualidade do pós-venda do fornecedor.
Por fim, certifique-se de usar os melhores equipamentos na implantação do sistema de transporte pneumático de pó, somente assim poderá aproveitar de todas as vantagens dessa tecnologia de transporte.
Quer saber mais sobre o transporte pneumático de pós e a importância deles para sua indústria? Então conheça o blog da Globe Systems.
0 comentários