O Transporte pneumático é uma tecnologia cada dia mais presente em diversos tipos de indústrias, sendo um importante aliado por garantir maior segurança, produtividade e qualidade ao sistema produtivo, tudo isso associado a um excelente custo-benefício.
O termo transporte pneumático refere-se à movimentação de materiais sólidos por meio da sua mistura com algum gás, caso do ar na grande maioria das ocasiões. Mas, para não errar, toda indústria que está planejando a estrutura de seu transporte pneumático terá que escolher entre dois conceitos distintos – a fase densa e a fase diluída, que apresentam características específicas para cada necessidade.
Sendo assim, é importante que todo gestor industrial entenda as diferenças entre o transporte pneumático em fase densa e fase diluída, assim como os fatores que precisam ser considerados para escolher a que mais se adequa à cada necessidade.
Transporte pneumático de fase densa e de fase diluída – Entendendo as diferenças
O transporte pneumático é um sistema que tem evoluído bastante na realização do deslocamento de materiais, especialmente no interior de uma fábrica. Esse sistema é baseado na movimentação de sólidos em pó ou granulados usando um gás (tipicamente o ar) através de tubulações, por meio da aplicação de pressão negativa (vácuo) ou positiva.
Quando escolhido pela indústria, o transporte pneumático permite que a conquista das seguintes vantagens:
- Minimização de perda de produto ao longo da linha de produção, principalmente por ser um sistema totalmente fechado;
- Evita casos de contaminação;
- Redução do custo de transporte quando comparado aos demais sistemas transportadores;
- Layout de instalação mais compacto, com os tubos podendo ser instalados no teto das fábricas;
- Grande versatilidade, podendo transportar desde pós finos até mesmo materiais de granulometria elevada, como substâncias peletizadas.
Além disso, como já ressaltado anteriormente, o transporte pneumático é dividido em fase densa e fase diluída.
Em linhas gerais, o sistema pneumático de fase densa é um modo de transportar produtos em pó que usa alta pressão, baixa velocidade e pequenos volumes de ar para o deslocamento. É um sistema relativamente suave para carregar produtos, o que é especialmente importante no caso de partículas abrasivas, frágeis ou produtos misturados.
Na Fase Densa, a concentração de Material em relação ao Ar de Transporte é bastante alta, normalmente acima de 50 (kg de produto / kg de ar).
O transporte pneumático de fase diluída, por sua vez, é o processo de empurrar ou puxar materiais suspensos no ar, de um local para outro. Esse deslocamento é possível por causa de uma corrente de ar gerada por um soprador.
Na fase diluída a concentração de material em relação ao Ar de Transporte é mais baixa, normalmente de 8 a 10 (kg de produto / kg de ar).
Qual sistema de transporte pneumático escolher?
A escolha entre operar em regime de fase diluída ou fase densa, depende tipicamente do conhecimento das características dos materiais a serem transportados através do sistema.
Dessa forma, características como abrasividade, fragilidade, granulometria e densidade são qualidades do material que ajudarão na definição do transporte pneumático mais adequado às necessidades.
O conhecimento do tipo de material a ser transportado irá determinar, por exemplo, se ele pode ser movimentado em alta velocidade, permitindo o transporte pneumático em fase diluída ou em baixa velocidade, usando o transporte pneumático de fase densa.
Devido a sua alta pressão (maior que 43 psi), a fase densa é geralmente utilizada para deslocar produtos de média a alta densidade e que sejam sensíveis ao calor. Este é o caso dos produtos muito frágeis, produtos já misturados ou semi-abrasivos, como o açúcar, seja ele cristal, refinado ou em pó; dos amidos, do cacau em pó e das farinhas.
O transporte pneumático de fase diluída, por sua vez, é um transporte feito em baixa pressão (14,7 psi), sendo mais utilizado para movimentar materiais não muito frágeis, granulares ou cristalinos. Nele, há o transporte de grande volume de ar a velocidades mais altas para mover quantidades relativamente pequenas de material sólido.
Dessa forma, o transporte pneumático em fase densa se configura como o método mais confiável e eficiente para a manipulação de uma grande variedade de sólidos secos a granel, sendo mais eficiente em consumo de energia e mão de obra. A fase diluída, por sua vez, é mais adequada para transporte de pó e matérias que não são frágeis, devido à alta velocidade.
Por fim, todo sistema de transporte pneumático deve ter a máxima qualidade. Atente-se para a qualidade do fornecedor que ofertará o sistema de transporte pneumático.
Quer saber mais sobre o transporte pneumático? Então conheça o transportador pneumático da Globe Systems e todos os seus equipamentos.
0 comentários