Utilizada na fabricação de macarrão, tortas, doces e muitos outros produtos, a farinha é um dos ingredientes mais usados na indústria de alimentos. Mas você sabia que o manuseio da farinha na indústria pode ser beneficiado com a adoção do transporte pneumático?
Quando bem dimensionado, o ganho operacional no processamento e manuseio da farinha com esse sistema será muito grande, tanto no aspecto de segurança alimentar, quanto na redução de desperdícios.
Sistemas de transporte pneumático na indústria de alimentos: Inovação, qualidade e eficiência
No Brasil, a indústria de alimentos compõe uma parcela importante da economia nacional, produzindo alimentos dos mais diversos tipos para milhões de consumidores.
Consequentemente, a busca pela qualidade e pela eficiência operacional devem fazer parte do dia a dia do setor, com a inovação sendo uma constante, seja no desenvolvimento de novos produtos, seja no aperfeiçoamento de processos.
Essa inovação deve, dentre outras coisas, ajudar a solucionar muitos problemas, tais como: contaminação, perda de matéria-prima e problemas de segurança operacional. E, nada melhor do que um sistema de transporte pneumático para resolver todos esses desafios de uma só vez.
Cabe a esse sistema movimentar diversos materiais na forma de pós (caso das farinhas) na indústria, sempre com rapidez, segurança e qualidade, tudo isso associado à máxima eficiência.
Muitos desafios e boas soluções
Quando bem dimensionado, instalado e operado, um transporte pneumático promete resolver boa parte dos desafios de transporte na linha de produção na indústria que faz uso da farinha.
Veja então alguns destes desafios e como o transporte pneumático pode ajudar a resolver.
Casos de contaminação são zerados
O primeiro desafio — talvez o mais importante — desse tipo de indústria está ligado à contaminação. Cabe à indústria adotar ações para evitar qualquer contaminação durante o transporte dos materiais e o sistema de transporte pneumático é uma das melhores opções.
Para explicar, basta comparar o sistema de transporte pneumático com sistemas mecânicos. Quando usamos sistemas mecânicos, a farinha e demais ingredientes ficam expostos ao ambiente, favorecendo a contaminação.
Mas, quando utilizamos um transportador pneumático (totalmente hermético), há a garantia de que nada do ambiente externo tenha contato com os componentes do produto durante o transporte, dos silos à produção.
Há significativa redução do desperdício
Por ser um sistema 100% hermético, vemos que não há perda de material ao longo da linha de produção no uso do transporte pneumático. Consequentemente, existe economia de material e de dinheiro.
O sistema é totalmente estanque, elevando o padrão de higiene para um novo patamar
Outra característica do transporte pneumático é a estanqueidade, ou seja, é totalmente vedado do início ao fim.
Tal vantagem contribui para a limpeza do ambiente de produção, principalmente no uso da farinha, que é fina e muito leve. Com isso, os níveis de emissão de partículas no ambiente externo da fábrica são reduzidos.
Consequentemente o impacto ambiental dessa indústria será reduzido, graças ao uso de filtros adequados ao longo da linha de transporte.
Sistemas de transporte pneumático são muito seguros
Outro ponto positivo deste tipo de transporte faz referência à segurança durante sua operação.
Quem atua na área, sabe que a farinha é um material com potencial explosivo. Assim, o acúmulo de sedimentos em engrenagens e rolamentos no transporte convencional pode causar fagulhas, consequentemente eleva o risco de explosões.
Mas, o uso de sistemas de transporte pneumático previne este problema ao não permitir essa sedimentação, tornando assim, toda a fábrica muito mais segura.
O transporte pneumático oferece excelente custo-benefício
Por fim, mas não menos importante, é fácil comprovar que o transporte pneumático apresenta melhor custo-benefício. As paradas para manutenção, por exemplo, são reduzidas em transportadores pneumáticos quando em comparação com sistemas mecânicos.
Em uma fábrica de farináceos, que pode operar 24h por dia para atender à demanda, essa vantagem é muito significativa, principalmente por evitar atrasos desnecessários.
Essas manutenções, além de menos frequentes, podem ser programadas com antecedência, evitando surpresas, gerando economia e ajudando a manter o cronograma de produção.
Por todas essas soluções e vantagens, as indústrias de ponta no setor farináceo vêm buscando cada vez mais as soluções em transporte pneumático, com resultados e uma operação que certamente vão justificar os investimentos.
Aproveite este conteúdo e entenda como funciona e as inovações relacionadas ao manuseio de pós e grãos da Globe Systems.
0 comentários