A secagem por atomização (spray drying) é um processo cada vez mais utilizado na indústria de alimentos, principalmente devido ao grande apelo comercial e econômico, resultando em benefícios bastante significativos.
Mas você sabia que este processo de secagem é também utilizado na fabricação do café solúvel? Este é um produto bastante prático e saboroso e vem conquistando apreciadores no mundo todo pela a qualidade.
Entenda então como o café solúvel é fabricado e saiba qual é a participação da secagem por atomização que dá ao café essa característica.
Café solúvel: forma mais prática de consumir café
Em um estilo de vida cada vez mais agitado, a praticidade de consumo do café solúvel é inegável. Esse produto tem conquistando cada vez mais apreciadores pela expressiva qualidade, a qual vem crescendo ao longo dos anos.
Basicamente, o café solúvel ou instantâneo, é um composto natural extraído de forma volátil dos grãos de café.
Apresenta ainda maior concentração por conta dos processos de evaporação ou congelamento a que é submetido durante a fabricação. Mas a principal característica é que ele não precisa ser filtrado ao ser preparado, como ocorre no uso do pó de café comum.
E essa característica tem relação direta com a fabricação deste café na indústria, que usa o processo de secagem por atomização.
Como o café solúvel é fabricado?
O início da produção do café solúvel envolve as mesmas etapas relacionadas à produção do café fresco tradicional, caso da seleção de grãos, torrefação e moagem.
Em uma primeira etapa, os grãos de café crus são selecionados e colocados em cilindros de combustão especiais em alta temperatura que realizam a etapa de torrefação.
Após a torrefação, os grãos selecionados são moídos e milimetricamente cortados em máquinas especiais, para então passar pelas etapas de extração e secagem.
Na etapa de extração, o pó moído é hidratado através de um processo de imersão em água, com isso é criada uma mistura mais concentrada, preservando os sabores e aromas do café. No entanto, os compostos se tornam líquidos.
Na secagem por atomização, o extrato de café é submetido a altas temperaturas e pressão, o que aumenta a concentração do produto e o torna volátil.
Em seguida, este extrato é bombeado para o topo de uma torre, onde passa por pulverização e exposição ao ar quente. Isso faz com que o grão já torrado e moído perca sua umidade e se converta em pó.
Vantagens da secagem por atomização na produção de café solúvel
Sem dúvidas, a secagem por atomização é, dentre os sistemas de secagem, o mais versátil e flexível do mercado de cafés solúveis, possibilitando a obtenção de um produto final de excelente qualidade.
Outra vantagem muito significativa desse processo de secagem está relacionada ao fato de ela degradar menos a matéria ao ser processada, evaporando apenas a umidade, mas mantendo as características.
Além disso, este processo apresenta excelente custo-benefício para a indústria fabricante de cafés solúveis, permitindo a produção de grandes volumes, com potencial de garantir uma operação mais contínua, segura, limpa e eficiente.
Mas, mesmo com muitos benefícios, a secagem por atomização para a fabricação de cafés solúveis depende de bons equipamentos e da operação de profissionais capacitados para a função.
Assim, para atender as necessidades dessa indústria, a Globe Systems tem se destacado na oferta do mais moderno e eficiente Spray Dryer do mercado.
Tenha o Spray Dryer mais eficiente do mercado. Clique aqui e conheça as qualidades deste equipamento!
0 comentários