Dentro do ambiente industrial, o transporte pneumático fase densa é uma maneira muito versátil e confiável de transportar pós e sólidos a granel, sempre com a máxima segurança e qualidade.
No entanto, assim como em qualquer outro sistema de transporte interno, a falta de manutenção ou o mau uso representam problemas capazes de causar diversos prejuízos, decorrentes da parada da linha de produção.
E um destes problemas é o entupimento dos tubos utilizados no transporte. Esse problema causa o bloqueio da tubulação, que em muitos casos, pode ser súbito e resultar em sérias consequências, principalmente econômicas.
Acompanhe no nosso texto de hoje quais são as principais causas do entupimento dos tubos de transporte pneumático fase densa, além das dicas para resolver este problema.
Por que os sistemas de transporte pneumático fase densa sofrem entupimento?
Amplamente utilizado em processos industriais, o sistema de transporte pneumático fase densa é um modo de transportar produtos em pó através alta pressão, baixa velocidade e pequenos volumes de ar para o deslocamento.
Por característica, este sistema é relativamente suave para carregar produtos, especialmente partículas abrasivas, frágeis ou produtos misturados. Porém, este é um processo sujeito ao entupimento ou bloqueio súbito da tubulação.
Este bloqueio ocorre quando a energia fornecida pelo ar de transporte não tem o potencial para manter o pó em movimento, consequentemente as partículas se acomodam, reduzindo a seção do tubo de transporte até que finalmente a bloqueie completamente.
Assim, o ar de transporte não pode mais circular dentro do tubo e todos os sólidos que estavam na linha de transporte antes e depois da localização do entupimento irão parar, aumentando a extensão do bloqueio.
Possíveis causas do entupimento do transportador pneumático
Dentro de uma indústria que faz uso do transporte pneumático fase densa, algumas são as causas que levam ao entupimento e à interrupção do fluxo, que são:
- A velocidade do ar não é suficiente em todos os pontos da linha de transporte pneumático, não atingindo a velocidade mínima de transporte para as partículas sólidas a serem transportadas;
- O motor pode não atingir uma pressão alta o suficiente para superar a queda de pressão gerada pelos sólidos. Neste caso, um fluxo muito alto de sólidos leva a uma alta taxa de carregamento de sólidos, podendo causar uma queda de pressão necessária que o motor de ar (soprador ou ar comprimido) não pode alcançar;
- O layout da tubulação destinado ao transporte pode criar alguma instabilidade de fluxo na tubulação;
- Presença de vazamentos de ar na linha. Essa ocorrência reduz a velocidade real do ar abaixo da velocidade mínima de transporte em alguns pontos da linha, podendo causar o entupimento.
Boas práticas para evitar o entupimento do sistema de transporte pneumático
O entupimento do sistema de transporte pneumático fase densa é uma ocorrência que deve ser evitada pela indústria. Para isso, algumas boas práticas tornam-se fundamentais, dentre as quais merecem maior atenção:
Faça a manutenção e limpeza dos equipamentos
Para que o equipamento não tenha problemas com entupimento, a manutenção deve ser prioridade e precisa ser feita conforme a orientação do fabricante. Além de evitar entupimento, a manutenção também ajuda a eliminar ocorrências de contaminação cruzada.
A higienização dos equipamentos também é importante. Quando bem realizada, ela elimina eventuais volumes que podem se formar nos dutos e causar entupimentos.
Ainda quanto à manutenção, é fundamental também verificar os tubos quanto aos vazamentos, que podem alterar a velocidade do ar e levar ao bloqueio do tubo.
Faça o controle da velocidade do ar
Como vimos, uma das principais causas de entupimentos em sistemas de transporte pneumático fase densa é a interrupção dos fluxos de ar. Para evitar isso, o controle da velocidade do ar deve ser cuidadoso e constante.
Tenha um layout mais simples possível
Para evitar entupimentos, o layout do projeto deve ser o mais simples possível. As curvas merecem atenção especial, pois o fluxo de sólidos é perturbado e desacelerado na mudança de direção.
Assim, é recomendável respeitar uma seção reta de vários metros após a entrada do material na tubulação e antes das 1ª curvas. Curvas consecutivas também devem ser evitadas.
Dessa forma, os equipamentos de transporte pneumático fase densa são imprescindíveis em muitos processos dentro da indústria. Porém, é importante lembrar que eles devem ser higienizados e submetidos à manutenção para evitar ocorrências de entupimentos.
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