Entenda sobre o transporte pneumático Fase Diluída

13 maio, 2022 | fase diluída, Informações, Transporte pneumático, Transporte pneumático fase diluída | 0 Comentários

Nas indústrias, o transporte pneumático é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais adotada. Ele caracteriza-se pelo uso de um sistema hermético responsável pelo deslocamento de um produto em pó através do fluxo de ar, de um ponto de origem até um local de destino.

Dentro deste contexto, é interessante entender que existem dois sistemas distintos de transporte pneumático: fase densa e fase diluída, que apresentam um princípio de funcionamento distinto.

 

Transporte Pneumático Fase Diluída: O que é?

O transporte pneumático é representado por um sistema destinado a promover a movimentação de materiais sólidos por meio de sua mistura com algum gás, geralmente o ar. 

Porém, os sólidos transportados pela indústria costumam ter propriedades físicas e químicas diferentes. Isso exige da empresa a necessidade de optar pelo sistema de fase densa ou pelo sistema de fase diluída, considerando o sólido a ser transportado.

Basicamente, o transporte pneumático fase densa é utilizado no deslocamento de produtos de média a alta densidade, mais frágeis e sensíveis ao calor e que já estejam misturados ou apresentam características semi-abrasivas.

O transporte pneumático de fase diluída, o tema deste conteúdo, será demandado para movimentar materiais não muito frágeis e que tenham características granulares ou cristalinas.

Ele utiliza sistemas de baixa pressão e alta ou média velocidade destinados à movimentação de quantidades relativamente pequenas de material sólido.

Também utiliza grandes quantidades de ar para deslocar o material, quando comparado com os sistemas de fase densa. Além do mais, para a grande maioria dos materiais, a velocidade de transporte fica entre 25 e 50 m/s.

 

Transporte pneumático fase diluída positiva e negativa

A fase diluída de transporte pneumático pode ser operada sob pressão positiva ou negativa (vácuo), destinados ao ato de empurrar ou puxar os materiais através da linha de transporte.

Na fase diluída de deslocamento positivo, a movimentação do material será através de um soprador que estará localizado no início da linha de transporte, “empurrando” ou “soprando” a mistura ar/material.

Esse método é mais utilizado em partículas secas que não sejam abrasivas, pois operam com altas velocidades de ar (sopradores).

Na fase diluída de deslocamento negativo (a vácuo), a movimentação do material na linha de transporte ocorrerá por meio de uma bomba de vácuo acoplada a um filtro/receptor no destino, “puxando” a mistura.

Este método é mais frequente naqueles sistemas caracterizados por terem vários pontos de coleta e apenas um destino, uma vez que a bomba de vácuo fica instalada após os reservatórios de recebimento.

A fase diluída de pressão negativa é mais utilizada para o transporte de materiais que se compactam ou comprimem quando pressionados, bastante comuns em silos, retirando a matéria-prima de caminhões ou containers e destinando à estocagem.

 

Vantagens do transporte pneumático fase diluída

A grande característica do transporte pneumático de fase diluída é, sem dúvidas, a sua simplicidade, principalmente quando comparado aos sistemas de fase densa e semi-densa.

Consequentemente os custos iniciais para adquirir e instalar este sistema são mais econômicos, também em comparação com a fase densa. Sem contar que essa tecnologia vem se tornando ideal para quem pretende investir neste moderno sistema de transporte.

Além do mais, praticamente todo tipo de material pode ser transportado pelo transporte pneumático de fase diluída, independentemente do seu tamanho, forma ou densidade da partícula.

Os únicos inconvenientes deste sistema relacionam-se ao maior risco de degradação da matéria-prima por conta da alta velocidade demandada, além do consumo energético mais elevado se comparado com a fase densa.

Por essas razões, o transporte pneumático de fase diluída configura-se como uma excelente opção para a indústria que depende do transporte interno de pós. Mas é bastante importante seguir os apontamentos e indicações do fornecedor especializado.

Caberá à empresa especializada recomendar o melhor conceito a ser aplicado para as características da indústria, com a escolha dependendo de uma série de fatores, desde a distância de transporte, as características do produto e o resultado esperado.

 

Para saber mais sobre o transporte pneumático e demais tecnologias para sua indústria, confira o blog da Globe Systems.

Transporte pneumático | GlobeSystems

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Indústria de alimentos: como aumentar a eficiência operacional?

Indústria de alimentos: como aumentar a eficiência operacional?

Das fazendas até a mesa, a cadeia produtiva da indústria de alimentos passa por diversas etapas importantes e uma delas é a da fabricação dos produtos alimentícios. A relevância do setor passa pela necessidade de atender uma demanda crescente e o acompanhamento das...
Transporte pneumático: conheça os conceitos e as aplicações

Transporte pneumático: conheça os conceitos e as aplicações

O transporte pneumático realiza a movimentação de materiais em pó ou granulados, e pode ser a melhor solução para várias plantas industriais.  Afinal, é preciso garantir alta produtividade, qualidade e confiabilidade nos mais diversos processos de matérias-primas e...
Transporte pneumatico fase densa: como evitar entupimento

Transporte pneumático fase densa: como evitar entupimento?

Dentro do ambiente industrial, o transporte pneumático fase densa é uma maneira muito versátil e confiável de transportar pós e sólidos a granel, sempre com a máxima segurança e qualidade. No entanto, assim como em qualquer outro sistema de transporte interno, a falta...
Secagem por atomizacao

Secagem por atomização: entenda porque ela aumenta a vida útil de produtos

Em diferentes tipos de indústrias destinadas à produção de alimentos, a secagem por atomização (spray drying) é um processo que vem sendo adotado com muito sucesso para muitas necessidades. Uma dessas necessidades atendidas pela secagem por atomização é a preservação...
umidade no transporte pneumático

Veja como controlar a umidade no transporte pneumático para evitar contaminação

A busca pela máxima qualidade de alimentos é um tema recorrente, porém bastante delicado dentro da indústria. E um dos maiores problemas capazes de afetar a qualidade é o excesso de umidade no transporte. Como solução, muitas empresas investem no transporte...
Spryer dryer

Spray Dryer: materiais mais recomendados para passar por esse processo de secagem

A secagem por atomização — ou spray drying — é um processo que utiliza um equipamento típico chamado de spray dryer, responsável pela produção de pó seco a partir de uma vasta gama de líquidos. Bastante associado à secagem de alimentos, o spray dryer agrega qualidade,...
Principais equipamentos utilizados para o manuseio de pó e grãos

Principais equipamentos utilizados para o manuseio de pó e grãos

Em uma indústria, o transporte e manuseio de pó e grãos costuma gerar muita poeira, que, quando combinada com outros componentes no mesmo ambiente, pode resultar em explosões de alto impacto. Para evitar estes problemas, utilizar os melhores equipamentos é uma...
Secagem por atomização no processo do café solúvel

Secagem por atomização no processo do café solúvel

A secagem por atomização (spray drying) é um processo cada vez mais utilizado na indústria de alimentos, principalmente devido ao grande apelo comercial e econômico, resultando em benefícios bastante significativos. Mas você sabia que este processo de secagem é também...
Spray Dryer no processamento de sangue animal em po

Spray Dryer no processamento de sangue animal em pó

Resíduo da indústria frigorífica, o sangue apresenta alto valor nutricional quando bem processado. Essa necessidade tem feito crescer o interesse de se aproveitar este subproduto por meio da atomização em spray dryer. Entenda como o spray dryer ajuda a conservar o...
Sistema-de-transporte-pneumatico-eficiencia-no-processamento-de-farinha

Sistema de transporte pneumático: Eficiência no processamento de farinha

Utilizada na fabricação de macarrão, tortas, doces e muitos outros produtos, a farinha é um dos ingredientes mais usados na indústria de alimentos. Mas você sabia que o manuseio da farinha na indústria pode ser beneficiado com a adoção do transporte pneumático? Quando...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *