Nas indústrias, o transporte pneumático é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais adotada. Ele caracteriza-se pelo uso de um sistema hermético responsável pelo deslocamento de um produto em pó através do fluxo de ar, de um ponto de origem até um local de destino.
Dentro deste contexto, é interessante entender que existem dois sistemas distintos de transporte pneumático: fase densa e fase diluída, que apresentam um princípio de funcionamento distinto.
Transporte Pneumático Fase Diluída: O que é?
O transporte pneumático é representado por um sistema destinado a promover a movimentação de materiais sólidos por meio de sua mistura com algum gás, geralmente o ar.
Porém, os sólidos transportados pela indústria costumam ter propriedades físicas e químicas diferentes. Isso exige da empresa a necessidade de optar pelo sistema de fase densa ou pelo sistema de fase diluída, considerando o sólido a ser transportado.
Basicamente, o transporte pneumático fase densa é utilizado no deslocamento de produtos de média a alta densidade, mais frágeis e sensíveis ao calor e que já estejam misturados ou apresentam características semi-abrasivas.
O transporte pneumático de fase diluída, o tema deste conteúdo, será demandado para movimentar materiais não muito frágeis e que tenham características granulares ou cristalinas.
Ele utiliza sistemas de baixa pressão e alta ou média velocidade destinados à movimentação de quantidades relativamente pequenas de material sólido.
Também utiliza grandes quantidades de ar para deslocar o material, quando comparado com os sistemas de fase densa. Além do mais, para a grande maioria dos materiais, a velocidade de transporte fica entre 25 e 50 m/s.
Transporte pneumático fase diluída positiva e negativa
A fase diluída de transporte pneumático pode ser operada sob pressão positiva ou negativa (vácuo), destinados ao ato de empurrar ou puxar os materiais através da linha de transporte.
Na fase diluída de deslocamento positivo, a movimentação do material será através de um soprador que estará localizado no início da linha de transporte, “empurrando” ou “soprando” a mistura ar/material.
Esse método é mais utilizado em partículas secas que não sejam abrasivas, pois operam com altas velocidades de ar (sopradores).
Na fase diluída de deslocamento negativo (a vácuo), a movimentação do material na linha de transporte ocorrerá por meio de uma bomba de vácuo acoplada a um filtro/receptor no destino, “puxando” a mistura.
Este método é mais frequente naqueles sistemas caracterizados por terem vários pontos de coleta e apenas um destino, uma vez que a bomba de vácuo fica instalada após os reservatórios de recebimento.
A fase diluída de pressão negativa é mais utilizada para o transporte de materiais que se compactam ou comprimem quando pressionados, bastante comuns em silos, retirando a matéria-prima de caminhões ou containers e destinando à estocagem.
Vantagens do transporte pneumático fase diluída
A grande característica do transporte pneumático de fase diluída é, sem dúvidas, a sua simplicidade, principalmente quando comparado aos sistemas de fase densa e semi-densa.
Consequentemente os custos iniciais para adquirir e instalar este sistema são mais econômicos, também em comparação com a fase densa. Sem contar que essa tecnologia vem se tornando ideal para quem pretende investir neste moderno sistema de transporte.
Além do mais, praticamente todo tipo de material pode ser transportado pelo transporte pneumático de fase diluída, independentemente do seu tamanho, forma ou densidade da partícula.
Os únicos inconvenientes deste sistema relacionam-se ao maior risco de degradação da matéria-prima por conta da alta velocidade demandada, além do consumo energético mais elevado se comparado com a fase densa.
Por essas razões, o transporte pneumático de fase diluída configura-se como uma excelente opção para a indústria que depende do transporte interno de pós. Mas é bastante importante seguir os apontamentos e indicações do fornecedor especializado.
Caberá à empresa especializada recomendar o melhor conceito a ser aplicado para as características da indústria, com a escolha dependendo de uma série de fatores, desde a distância de transporte, as características do produto e o resultado esperado.
Para saber mais sobre o transporte pneumático e demais tecnologias para sua indústria, confira o blog da Globe Systems.
0 comentários