A indústria de alimentos no Brasil compõe uma parcela importante da economia do país, com grande preocupação pela qualidade. Para proporcionar isso, o transporte pneumático é uma inovação que tem sido frequentemente utilizada.
Na indústria alimentícia, a contaminação de alimentos é um tema bastante delicado, causando muitas preocupações nas empresas. Por isso, como parte da solução, o setor opta pelo transporte pneumático.
Por ser hermético, o transporte pneumático permite total higiene e segurança ao processamento dos alimentos, associado a um melhor custo-benefício.
Portanto, você ainda não adotou essa solução, essa é a hora para conhecer mais sobre o transporte pneumático e as vantagens para a indústria alimentícia.
Funcionamento do transporte pneumático na indústria alimentícia
O transporte de matérias-primas, insumos e materiais representa um importante desafio da indústria alimentícia. Esse processo precisa ser realizado com a máxima eficiência para minimizar desperdícios. Por isso, é cada dia mais comum que empresas invistam em sistemas de transportadores pneumáticos.
Ele representa uma das partes mais importantes de uma indústria alimentícia, pois tem a função de realizar o deslocamento de produtos em pó ou granulados em uma tubulação de destaque em relação à atmosfera.
O funcionamento é relativamente simples. Por meio da ação do fluxo de ar, ocasionado por uma bomba ou compressor, esse sistema realiza a movimentação dos produtos de um ponto de origem até um local de destino, sempre rapidez, eficiência e o mínimo de desperdício.
Por que optar pelo transporte pneumático na indústria alimentícia?
Um aspecto bastante importante sobre o transporte pneumático está relacionado à hermeticidade em todo o sistema.
Por conta dessa característica, a contaminação cruzada dentro do sistema é reduzida, com possibilidade de ser nula. Assim, quando comparado aos sistemas de transporte mecânico, como esteiras, roscas e elevadores, o transporte pneumático é uma ótima opção.
Mas além disso, muitas outras vantagens podem ser obtidas pela indústria alimentícia ao adotar um sistema de transporte pneumático. Dentre as quais, vale citar:
-
Maior higiene e limpeza da indústria de modo geral
Assim como a indústria farmacêutica, a indústria alimentícia representa um setor que precisa cumprir critérios rigorosos de higiene e limpeza. Neste cenário, o transporte pneumático é uma excelente opção.
Por ser 100% estanque, este sistema garante que materiais muito sensíveis sejam transportados com risco de contaminação próximo de zero. Além da estanqueidade, é de fácil limpeza, principalmente por apresentar poucas partes móveis e pontos de atrito ou desgaste.
Além disso, o material da tubulação pode ser adaptado para cada aplicação, garantindo adequação aos vários tipos de matérias-primas e produtos.
-
Menor desperdício de material
A capacidade de estanque do sistema permite que a indústria alimentícia tenha menos desperdícios. Assim, ao contrário de outros sistemas de movimentação, o transporte pneumático garante que quase todo o material que será abastecido na entrada estará disponível na saída.
-
Flexibilidade na instalação e adaptação dos sistemas
A maior flexibilidade dos sistemas de transporte pneumático também estimula o uso por parte da indústria alimentícia. Estes sistemas podem ser desenhados para praticamente todo tipo de operação.
Para que esse seja eficiente, o projeto leva em conta a quantidade e o tipo de material a ser transportado, assim como a distância a ser percorrida e características da indústria.
A alta flexibilidade do projeto também permite adaptações ou ampliações futuras. Caso aconteçam mudanças na linha de produção e no tipo de produto a ser manuseado, a modificação do sistema pode ser feita sem dificuldades ou grandes custos.
-
Excelente custo-benefício
Como já citado, os sistemas de transporte pneumático têm excelente custo-benefício. Em um primeiro momento, o custo de aquisição do sistema é bastante acessível. A manutenção também é relativamente mais barata quando comparada aos sistemas mecânicos.
Além disso, o sistema permite total automação, sendo confiável e robusto, a ponto de elevar a produtividade e reduzir desperdícios — tudo isso com custos mais baixos que sistemas que desempenham tarefas semelhantes.
Dessa forma, o transporte pneumático representa uma excelente solução para a indústria alimentícia, sendo perfeitamente seguro e cumprindo os requisitos de higiene.
Quer saber mais sobre o transporte pneumático e as soluções para a indústria alimentícia? Conheça o sistema de transporte pneumático da Globe Systems!
0 comentários