Nos últimos anos, a preocupação com o manuseio e transporte de pó e grãos com características explosivas tem aumentado no Brasil, mesmo com poucos dados que apresentem casos de explosões destes materiais sólidos dentro de uma planta industrial.
Mas, independentemente da falta de dados, o risco de explosão deve ser uma preocupação, variando de acordo com o produto, a concentração quando manuseado ou transportado e das taxas de fluxo de ar.
Por essa razão, existem algumas normas que devem ser consideradas. Elas têm definido critérios para que equipamentos e instrumentos da indústria sejam monitorados e manuseados de forma segura.
Por isso, veja quais são as normas destinadas ao manuseio de pó e grãos nas indústrias, além das indicações tecnológicas para reduzir o risco de explosões.
Fatores que afetam a gravidade de explosões de pó e grãos
Para que uma explosão de pós e grãos ocorra, cinco componentes se fazem presentes:
- Oxigênio
- Espaço confinado
- Fonte de ignição
- Dispersão
- Uma fonte de combustível (pó de grãos).
Esses elementos acima compõem o pentágono de explosão de pó. Com isso, o manuseio de grãos cria um ambiente que pode resultar em combustão, seguida de uma explosão de poeira.
Vale salientar que poeiras finas são as partículas mais sensíveis às explosões, principalmente porque elas ficam suspensas no ar e podem inflamar rapidamente, resultando no aumento de pressão.
Além disso, casos de faíscas de atrito, eletricidade estática, fricção de polias e o trabalho a quente são fatores de ignição que potencialmente estão presentes no ambiente de manuseio de grãos, devendo, por isso, serem evitados.
Existem normas que orientam o processo de manuseio e transporte de pó e grãos?
No Brasil, não há nenhuma norma específica para o manuseio e transporte de pó e grãos em processos industriais. No entanto, há alguns regulamentos que são adotados para evitar explosão de pós armazenados em silos, principalmente.
Esse é o caso da norma ABNT / NBR 16.385, que está em vigor desde 2015. Ela é responsável pelos requisitos de segurança que precisam ser tomados no trabalho em silos, evitando explosões, principalmente de pós-agrícolas.
Nesse sentido, vale relembrar que os materiais em pó e a granel são normalmente armazenados em silos verticais. Estes materiais são elevados para a parte superior do silo e ao cair internamente, formam uma poeira suspensa que eleva os riscos de explosão.
Para evitar isso, o conhecimento da norma destinada ao tema é imprescindível. Os responsáveis pela segurança de manuseio, transporte e armazenamento de pós e grãos em silos precisam tomar medidas para amenizar os riscos, principalmente porque as explosões causam perdas materiais e humanas.
Entre as providências, é importante destacar a proteção da parte elétrica, assim como o controle do aceleramento de transporte e a instalação de porcas de explosão em elevadores de caneca, para que o material abra e a onda de choque saia por essa abertura.
Os painéis de explosão também permitem que a integridade do equipamento seja mantida, devendo ficar num local que não abra dentro do silo.
Assim, na atualidade brasileira são seguidas as normas ABNT, IEC e ATEX – Atmospheres Explosives.
Solução: Transporte pneumático de fase densa
Como vimos, mitigar o risco de explosões no manuseio e transporte de pó e grãos é uma necessidade recorrente, indicando a importância da norma específica para o tema.
Dessa forma, assim com o seguimento da totalidade das normas, cabe à indústria adotar novas tecnologias que os substituem processos mecânicos de manuseio e transporte de pó e grãos e que consigam proporcionar um grau de segurança muito alto.
A solução nesse sentido é investir no transporte pneumático de fase densa, que possui diversas vantagens, desde que seja bem dimensionado.
O uso de um sistema de transporte a vácuo de fase densa no conceito de linha cheia, possui algumas características importantes para o manuseio e transporte de pó e grãos propensos à explosão.
Esses transportadores são compostos por um vaso de pressão e uma linha de transporte, com características totalmente herméticas. Ou seja, não haverá vazamento de material sólido por hipótese alguma.
Além das condições acima, utilizar um sistema de transporte pneumático de fase densa proporciona elevada segurança, principalmente pela eliminação da condição de nuvem de pó, extinguindo casos de possíveis explosões.
Dessa forma, o uso de um sistema de transporte pneumático de fase densa pode tornar o manuseio e transporte de pó e grãos muito mais seguro e eficaz dentro de uma planta industrial.
Para entender como funciona a solução de transporte pneumático, te convidamos a conhecer nosso artigo sobre esse tema.
0 comentários