Resíduo da indústria frigorífica, o sangue apresenta alto valor nutricional quando bem processado. Essa necessidade tem feito crescer o interesse de se aproveitar este subproduto por meio da atomização em spray dryer.
Entenda como o spray dryer ajuda a conservar o sangue animal em pó, permitindo que ele seja aproveitado na fabricação de produtos alimentícios, ração animal e fertilizantes.
Sangue animal: Uso mais comum do que imaginamos
Rico em proteínas, o sangue animal é um dos mais importantes subprodutos do abate de aves, suínos e bovinos ocorrido em frigoríficos.
Exatamente por isso, a indústria de reciclagem animal é uma grande usuária deste subproduto, com ele sendo utilizado como matéria-prima na fabricação de farinhas de sangue, além de ser um ingrediente na formulação de rações, oferecendo uma nutrição rica.
Mas, para que estes usos sejam possíveis, o sangue fluido deve ser transformado em pó, e nada melhor que o spray dryer para fazer isso de forma rápida, eficiente e segura.
Uso do Spray Dryer no processamento de sangue em pó
O sangue bovino é um elemento que se deteriora de forma extremamente rápida, além de sofrer o processo natural de coagulação.
Na etapa de sangria deve ser adicionado um anticoagulante, caso do citrato de sódio, com o objetivo de anteceder a coagulação espontânea.
Isso garante a manutenção das propriedades nutritivas do sangue. Também ajuda a elevar o rendimento na indústria.
Além disso, para transformar o fluido do sangue em pó a secagem por atomização — usando o Spray Dryer — é o método de conservação mais apropriado e recomendado.
Esse sistema de secagem caracteriza-se pela remoção da umidade do fluido do sangue até a obtenção de valores que garantam a estabilidade do produto por tempo adequado nas condições preestabelecidas.
Cabe a este processo realizar a secagem do sangue através do calor. Dentro de uma câmara fechada o produto é pulverizado em gotículas e entra em contato com uma corrente de ar quente que atua como fluido aquecedor e veiculador.
Este processo produz uma evaporação imediata que transforma as gotículas em partículas sólidas que se separam do ar através de ciclone.
A permanência de contato do produto com o ar quente é de 4 a 6 segundos, de modo que a qualidade do produto seco não seja alterada.
Vantagens do Spray Dryer na produção de sangue em pó
O Spray Dryer é um equipamento industrial projetado exclusivamente para o processo de secagem de diferentes produtos, sejam eles alimentícios, farmacêuticos e agropecuários.
No caso da obtenção de sangue animal em pó, quando bem conduzida, a desidratação por atomização gera um produto de alto valor nutritivo, muito mais estável e também versátil na utilização.
Isso ocorre porque, diferentemente dos outros métodos de secagem, a introdução do ar quente não prejudica produtos sensíveis ao calor, uma vez que o tempo de secagem em spray dryer é curto.
Além disso, a secagem por spray dryer permite:
- Transporte mais econômico do sangue em pó para o processo seguinte, pois há redução do peso e do volume;
- Produtos mais estáveis, permitindo um armazenamento e preservação mais seguros;
- Excelente custo-benefício;
- Processo mais limpo, seguro e eficiente.
Diante dessas vantagens, a secagem por atomização em spray dryer se configura como a melhor alternativa para produzir sangue em pó, permitindo melhor uso deste subproduto da indústria frigorífica.
Você quer saber quais são as outras aplicações do Spray Dryer? Então veja nosso artigo exclusivo sobre o tema.
0 comentários