Spray Dryer: Saiba se o número de secagens influência nas características do pó

27 dez, 2021 | Spray Dryer | 0 Comentários

O leite em pó é, na atualidade, uma das formas mais modernas de consumo de leite. O processo desse produtos é conhecido como atomização ou pulverização, realizado por um equipamento conhecido como spray dryer.

Na indústria de laticínios, o spray dryer é uma máquina industrial de grande porte utilizada para realizar a secagem do produto, visando eliminar quaisquer resíduos de umidade no leite e deixar os mesmos padronizados com uma umidade residual de acordo a cada necessidade.

Mas você sabia que este processo pode ser realizado em quantidades de estágios diferentes, ou seja, número de secagens variáveis? Tal fato influencia tanto na aglomeração quanto nas propriedades funcionais do pó.

 

Entendendo o que é o spray dryer

Já falamos aqui em nosso blog por diversas vezes qual é a definição de Spray Dryer, mas é sempre bom relembrar. 

De uma forma prática, o Spray dryer é caracterizado pela transformação de um fluido (como por exemplo o leite) em um material com características sólidas (leite em pó), atomizando-o na forma de pequenas gotas em um meio de secagem quente.

Neste processo, há a entrada de uma corrente de ar quente controlada que realiza a secagem das microgotas de uma forma bastante eficiente, principalmente porque a área de contato com a corrente de ar é grande.

Por meio desta técnica, o produto líquido tende a secar suavemente e de forma instantânea sem choque térmico, transformando-se em pó extremamente fino e linear. Com isso, há maior padronização do processo, além de maior qualidade ao produto final.

Importante ressaltar que o processo de secagem pode ser realizado em um único ou múltiplos estágios de secagem, com a quantidade de estágios empregada impactando diretamente nas propriedades funcionais e aglomeração do pó.

 

Diferenças entre os números de secagens e as características na qualidade do pó

Como visto, o Spray Dryer é um equipamento utilizado nas indústrias de laticínios para secar o leite fluido concentrado, transformando-o em leite em pó. 

O interessante é que essa secagem pode ser realizada tanto em um único quanto em múltiplos estágios (números) de secagem, com algumas diferenças entre eles devendo ser consideradas.

Confira as principais características associadas a cada um desses estágios:

 

Estágio único

Quando há o estágio único, a secagem por spray dryer do pó ocorre apenas por atomização, ou seja, emprega-se somente a câmara de secagem para secar o fluido.

Por conter um único estágio, este tipo de tratamento torna-se mais agressivo com um tempo médio de estadia na câmara de secagem de 20 a 60 segundos, com uma temperatura de saída do ar sendo mais elevada.

 

Dois estágios

Quando há dois estágios, o tempo de secagem tende a ser maior. No primeiro estágio, a etapa de atomização é realizada na câmara de secagem. Em seguida, o ajuste do teor de umidade final e aglomeração do pó são realizados no leito fluidizador externo vibrante, sendo esse o segundo estágio. 

Posteriormente, o pó é resfriado por meio de uma corrente de ar frio.

 

Três estágios

Neste processo, o objetivo é transferir a maior parte possível da secagem da fase de atomização (1º estágio) para a de fluidização (2º e 3º estágios). Para isso, tem-se a associação de dois leitos fluidizadores (interno e externo) com capacidade de evaporação junto à câmara de secagem. Com isso, há a caracterização do processo de secagem em três estágios. 

Neste caso, o leito fluidizado interno é estático e cumpre o papel de secar o pó úmido.

A tabela 1, abaixo apresentada, caracteriza os diferentes números de secagem baseados em spray dryer.

 

Influência dos estágios de secagem na qualidade do pó obtido

Durante o processo de secagem, é importante entender que os estágios empregados exercem influência direta sobre as propriedades funcionais e aglomeração do pó produzido.

Dessa forma, os pós oriundos de processos de secagem de um único estágio são particulados, sendo caracterizados por apresentar baixa solubilidade em água e forte presença de finos.

Já aqueles pós provenientes de secagem em dois estágios tendem a se aglomerar, com uma melhora nas propriedades funcionais, caso da melhor solubilidade e dissolução, principalmente em virtude do equilíbrio termodinâmico do processo de secagem. 

Já os pós obtidos através da secagem de três estágios apresentam intensa aglomeração e melhoramento da instantaneidade, molhabilidade, solubilidade e dispersibilidade.

Por fim, um spray dryer de boa qualidade deve agregar eficiência, durabilidade e segurança ao negócio! Neste cenário, a Globe Systems oferece o mais moderno e eficiente Spray Dryer do mercado, aliando um excelente equipamento com suporte total para implementação e uso.

 

Quer saber mais? Então entenda a real importância do Spray Dryer para a indústria alimentícia.

[Catálogo] Conheça nossos produtos! | Baixar catálogo | Globe Systems

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Indústria de alimentos: como aumentar a eficiência operacional?

Indústria de alimentos: como aumentar a eficiência operacional?

Das fazendas até a mesa, a cadeia produtiva da indústria de alimentos passa por diversas etapas importantes e uma delas é a da fabricação dos produtos alimentícios. A relevância do setor passa pela necessidade de atender uma demanda crescente e o acompanhamento das...
Transporte pneumático: conheça os conceitos e as aplicações

Transporte pneumático: conheça os conceitos e as aplicações

O transporte pneumático realiza a movimentação de materiais em pó ou granulados, e pode ser a melhor solução para várias plantas industriais.  Afinal, é preciso garantir alta produtividade, qualidade e confiabilidade nos mais diversos processos de matérias-primas e...
Transporte pneumatico fase densa: como evitar entupimento

Transporte pneumático fase densa: como evitar entupimento?

Dentro do ambiente industrial, o transporte pneumático fase densa é uma maneira muito versátil e confiável de transportar pós e sólidos a granel, sempre com a máxima segurança e qualidade. No entanto, assim como em qualquer outro sistema de transporte interno, a falta...
Secagem por atomizacao

Secagem por atomização: entenda porque ela aumenta a vida útil de produtos

Em diferentes tipos de indústrias destinadas à produção de alimentos, a secagem por atomização (spray drying) é um processo que vem sendo adotado com muito sucesso para muitas necessidades. Uma dessas necessidades atendidas pela secagem por atomização é a preservação...
umidade no transporte pneumático

Veja como controlar a umidade no transporte pneumático para evitar contaminação

A busca pela máxima qualidade de alimentos é um tema recorrente, porém bastante delicado dentro da indústria. E um dos maiores problemas capazes de afetar a qualidade é o excesso de umidade no transporte. Como solução, muitas empresas investem no transporte...
Spryer dryer

Spray Dryer: materiais mais recomendados para passar por esse processo de secagem

A secagem por atomização — ou spray drying — é um processo que utiliza um equipamento típico chamado de spray dryer, responsável pela produção de pó seco a partir de uma vasta gama de líquidos. Bastante associado à secagem de alimentos, o spray dryer agrega qualidade,...
Principais equipamentos utilizados para o manuseio de pó e grãos

Principais equipamentos utilizados para o manuseio de pó e grãos

Em uma indústria, o transporte e manuseio de pó e grãos costuma gerar muita poeira, que, quando combinada com outros componentes no mesmo ambiente, pode resultar em explosões de alto impacto. Para evitar estes problemas, utilizar os melhores equipamentos é uma...
Secagem por atomização no processo do café solúvel

Secagem por atomização no processo do café solúvel

A secagem por atomização (spray drying) é um processo cada vez mais utilizado na indústria de alimentos, principalmente devido ao grande apelo comercial e econômico, resultando em benefícios bastante significativos. Mas você sabia que este processo de secagem é também...
Spray Dryer no processamento de sangue animal em po

Spray Dryer no processamento de sangue animal em pó

Resíduo da indústria frigorífica, o sangue apresenta alto valor nutricional quando bem processado. Essa necessidade tem feito crescer o interesse de se aproveitar este subproduto por meio da atomização em spray dryer. Entenda como o spray dryer ajuda a conservar o...
Sistema-de-transporte-pneumatico-eficiencia-no-processamento-de-farinha

Sistema de transporte pneumático: Eficiência no processamento de farinha

Utilizada na fabricação de macarrão, tortas, doces e muitos outros produtos, a farinha é um dos ingredientes mais usados na indústria de alimentos. Mas você sabia que o manuseio da farinha na indústria pode ser beneficiado com a adoção do transporte pneumático? Quando...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *