Em diversos setores na indústria de alimentos, o transporte de pós costuma ocorrer em larga escala. Por consequência, há uma busca cada vez maior por eficientes transportadores pneumáticos.
Parte componente do sistema de transporte pneumático, estes transportadores são responsáveis por otimizar a produção e melhorar a operação de transporte na indústria alimentícia.
Além de otimizar a produção, os transportadores pneumáticos, desde que bem dimensionados, representam um ganho operacional bastante importante para indústrias alimentícias, com significativa redução dos custos, pois ajuda a reduzir as perdas durante o processo.
Entenda as principais aplicações dos transportadores pneumáticos e veja porque eles são fundamentais para promover a redução de custos operacionais na indústria alimentícia.
Transportadores pneumáticos: Diversas aplicações na indústria alimentícia
No Brasil, a indústria alimentícia possui grande representatividade, compondo uma parcela importante da nossa economia. Mas, a preocupação com a qualidade e com a otimização dos processos é cada vez maior nestes ambientes.
Para conquistar esses benefícios, os transportadores pneumáticos representam uma importante inovação, podendo movimentar diversos materiais na forma de pós dentro da indústria, sempre com rapidez, segurança e qualidade.
Por todas essas qualidades, essa forma de transporte é bastante útil para diversos processos na indústria alimentícia, principalmente por permitir o transporte de farinhas, café, achocolatados, açúcar e muitos outros insumos e produtos finais amplamente utilizados ou que são produzidos pela indústria alimentícia.
Por que transportadores pneumáticos são uma excelente opção na indústria alimentícia?
Nas operações que ocorrem em uma indústria alimentícia, a busca por um padrão de qualidade representa um dos requisitos fundamentais para o sucesso desse negócio.
Neste tipo de indústria, há muitos requisitos legais que visam a máxima qualidade e que devem ser continuamente cumpridos. Entre todos esses processos há a necessidade de demandar atenção especial aos projetos de transporte interno, ou seja, no chão de fábrica, pois, eles influenciam diretamente a qualidade do produto final.
Neste contexto, os transportadores pneumáticos são o que há de mais moderno para o transporte interno de pós, pois contribuem com toda a operação da indústria de alimentos por meio de algumas características de interesse, dentre as quais, vale citar:
Alto nível de higiene, com maior facilidade de limpeza
Transportadores pneumáticos são totalmente herméticos e 100% estanque, com isso, materiais mais sensíveis podem ser transportados com o mínimo risco de contaminação. Além disso, estes transportadores apresentam uma limpeza facilitada, porque apresentam menos partes móveis e pontos de atrito ou desgaste.
Significativa redução do desperdício de material
Por ser estanque, o transportador pneumático é estanque, reduzindo para praticamente zero o desperdício de material, com todo o material abastecido na entrada estando presente na saída.
Excelente custo-benefício
Dentre as formas de transporte no chão de fábrica da indústria alimentícia, o transporte pneumático é aquele que apresenta o melhor custo-benefício. Este equipamento é mais barato, com manutenção comparativamente mais simples que os sistemas mecânicos, otimizando o investimento realizado.
Flexibilidade tanto na instalação quanto na adaptação dos sistemas
Transportadores pneumáticos apresentam grande flexibilidade, principalmente por serem desenhados para uma vasta variação de aplicações. Um eficiente projeto sempre considera o volume e o tipo de material a ser transportado, além da distância a ser percorrida.
Além disso, tais transportadores são adaptáveis, aceitando ampliações futuras. Ou seja, alterações na linha de produção ou no tipo de produto manuseado são facilmente acompanhadas pela modificação do sistema sem maiores custos.
Além desses benefícios, que os transportadores pneumáticos apresentam, também podem realizar o transporte de altos volumes de material, sempre com elevadas velocidades e com a máxima eficácia.
Transportadores pneumáticos contribuem com a redução de custos
Pelas vantagens aqui apresentadas, fica facilmente perceptível entender o porquê de muitas indústrias alimentícias optarem por escolher os transportadores pneumáticos para transportar as matérias-primas e produtos.
Quando optam por esses sistemas, essas indústrias conseguem, além de otimizar a produção, reduzir parte de seus custos. Com isso, o ganho operacional torna-se bastante importante.
Portanto, se você busca transportadores pneumáticos que ofereçam eficiência, otimizem a operação e reduzam custos para sua indústria alimentícia, a sua melhor opção são os transportadores da Globe Systems.
Com o padrão de qualidade Globe Systems conquistado em mais de 15 anos, estes transportadores pneumáticos representam a melhor solução para sua indústria alimentícia, permitindo o transporte de uma forma altamente segura, facilitando o cumprimento de todos os requisitos de higiene, sempre com o melhor pós-venda.
Aproveite este artigo e veja quais são as maiores vantagens do uso dos transportadores pneumáticos na indústria alimentícia.
0 comentários