O sistema de transporte pneumático é muito importante Neste artigo vamos falar sobre os princípios fundamentais relacionados ao transporte pneumático, com destaque para o conceito da fase densa, que é amplamente utilizado para o deslocamento de materiais frágeis e abrasivos. Boa leitura.
Conceito relacionado ao transporte pneumático de fase densa
No ambiente industrial, o sistema pneumático de fase densa é caracterizado pelo transporte de produtos em pó ligado a três fatores: alta pressão, baixa velocidade e pequenos volumes de ar para o deslocamento.
Em razão dessas características, esse é um sistema relativamente suave, destinado a partículas abrasivas, frágeis ou produtos misturados.
Em um primeiro momento o entendimento da fase densa pode ser complexo, mas é possível fazer uma analogia da mesma com a logística convencional adotada por empresas.
A fase densa é como um transporte de um grande lote de produtos, realizado por apenas um caminhão. Já na fase diluída, diversos caminhões são utilizados para a mesma operação.
Funcionamento de um transportador pneumático de fase densa
Um sistema de transporte pneumático tem o funcionamento simples, como já citamos neste artigo, sendo composto por vaso de pressão e tubulação. Quando o vaso está cheio, a válvula de entrada do material e a válvula de respiro estão fechadas e o ar comprimido é injetado no recipiente. Com a força do ar comprimido, há o deslocamento do material por toda a linha de transporte até chegar no destino.
Dessa forma, quando o transportador e a linha de transporte estão vazios de material, o fluxo de ar comprimido é interrompido para que o transportador seja recarregado. Este ciclo continua até que todo o material necessário para o processo tenha sido transferido.
Além disso, para superar a resistência na tubulação do sistema de transporte pneumático, injetores de ar suplementares são instalados ao longo da linha de transporte, responsáveis por fornecer ar adicional para manter a velocidade.
Por meio deste método, pode ocorrer a transferência de material por longas distâncias sem ocorrer o entupimento da tubulação, mas o transporte é um pouco mais lento. Entretanto, isso pode ser positivo, pois impede que os materiais sejam danificados sob alta velocidade.
Por que optar por um sistema de transporte pneumático de fase densa?
No conceito de fase densa, a relação ar/material é 90/10, ou seja 90% de material e apenas 10% de ar. Com isso, há alta taxa de transferência com velocidade reduzida.
Por essas características, torna-se ideal para materiais frágeis e abrasivos, os quais poderão ser transportados a longas distâncias com menor degradação, menor geração de finos e menor desgaste das partes em contato com o material.
Dessa forma, o transporte de fase densa é geralmente utilizado para deslocar produtos com as seguintes características:
- Média a alta densidade;
- Sensíveis ao calor;
- Com partículas que apresentam maior fragilidade;
- Já misturados ou semi abrasivos;
- Que não podem sofrer degradação durante o transporte
Assim, se a empresa necessita do transporte de alguns produtos específicos, como açúcar (cristal, refinado ou em pó), amidos, cacau em pó, farinhas, sílica, areia, cinzas volantes, barrilha densa, negro de fumo, sorbitol, dextrose e resinas, dentre outros, a melhor opção será um sistema de transporte pneumático de fase densa.
Quer saber mais sobre os conceitos dos sistemas de transporte pneumáticos? Então confira nosso artigo completo sobre o tema.
0 comentários