A tecnologia sempre foi uma grande aliada da indústria alimentícia, contribuindo com a segurança, produtividade e qualidade dos alimentos produzidos. Por isso, neste tipo de ambiente é cada vez mais recorrente a utilização de sistemas de transporte pneumático para deslocamento de diferentes matérias-primas.
O sistema permite máxima higiene e segurança na produção, associado a um excelente custo-benefício.
Portanto, se você atua em uma indústria alimentícia e ainda não adotou essa moderna solução, te convidamos a conhecer os maiores benefícios desse sistema que faz uso do ar para transportar sólidos.
Breve resumo sobre o conceito associado ao transporte pneumático
O transporte pneumático é um sistema responsável pelo deslocamento de materiais, especialmente no interior de fábricas que fazem uso de pós e grânulos de diferentes tipos. Com os avanços tecnológicos proporcionados pela Indústria 4.0, esse sistema tem evoluído de forma significativa.
Caracteriza-se pela movimentação dos insumos por meio do uso do ar, através das tubulações, onde a diferença de pressão desloca o ar, que carrega consigo o material.
Esse sistema apresenta duas variações: fase diluída e fase densa. A distinção entre elas é o princípio de funcionamento. No transporte pneumático de fase diluída há a mistura de partículas ao ar para realizar o transporte.
Já no transporte pneumático de fase densa, as partículas não se misturam ao fluido. O nome é devido à alta concentração de sólidos no interior da tubulação.
Benefícios do transporte pneumático na indústria alimentícia
A indústria de alimentos é uma das grandes beneficiadas do uso do sistema de transporte pneumático, principalmente por otimizar e reduzir custos na manipulação de materiais no processamento de alimentos.
Dessa forma, o transporte pneumático cumpre todos os requisitos necessários, representando uma excelente solução em diversas situações. Entre os motivos dessa opção de transporte, vale citar:
-
Alta velocidade ou alto volume de transporte
No transporte de fase diluída podem ser atingidas altas velocidades, sendo por isso recomendado para materiais que apresentem baixa densidade e menor sensibilidade.
Por outro lado, quando se trata de materiais de alta ou média densidade ou que são abrasivos, o transporte de fase densa é mais adequado. Porém, neste caso, a concentração do material será maior que a concentração do ar, com velocidade reduzida.
No caso da fase densa, é possível transportar maior quantidade de produto, compensando a redução de velocidade. Essa modalidade é recomendada para materiais mais sensíveis, como café solúvel, açúcar cristal, farinhas, cacau em pó ou para misturas de diferentes componentes em pó com diferentes densidades, que necessitam manter a homogeneidade.
-
Maior capacidade de higiene e limpeza
Um pré-requisito de equipamentos empregados na indústria alimentícia engloba os critérios rigorosos de higiene e limpeza, e essa é uma grande vantagem do transporte pneumático. O sistema pode ser 100% estanque, garantindo que até mesmo materiais muito sensíveis possam ser transportados sem risco de contaminação.
O sistema apresenta também fácil manutenção e limpeza, principalmente por apresentar menos partes móveis e pontos de atrito ou desgaste que os sistemas mecânicos.
-
Redução do desperdício
Por ser 100% estanque, o transporte pneumático tem por característica garantir desperdício mínimo de material. Com uma manutenção muito bem realizada e sem nenhum caso que indique vazamento, todo o material abastecido na entrada certamente estará disponível na saída.
Com isso, ao optar pelo transporte pneumático, a produtividade da indústria alimentícia está assegurada, independentemente do tipo de material que está sendo manuseado.
-
Excelente custo-benefício associado à máxima segurança
Por fim, mas não menos importante, o excelente custo-benefício de um sistema de transporte pneumático é outra vantagem bastante interessante. A aquisição do sistema, por exemplo, apresenta preço acessível, já a manutenção é relativamente mais baixa quando comparada aos sistemas mecânicos, garantindo a otimização do investimento.
Além disso, o sistema permite automação completa com máxima segurança, entregando confiabilidade e robustez, com custos mais baixos que sistemas que desempenham tarefas semelhantes.
Quer entender mais sobre transportadores pneumáticos? Então acesse o blog da Globe Systems e confira.
Boa tarde
Gostaria de saber se está no escopo de voces transporte pneumático de resíduo de papel.