O transporte de matérias-primas, insumos e materiais representa um grande desafio para as indústrias. Esse processo precisa ser realizado com eficiência para minimizar desperdícios. Por isso, é cada dia mais comum o investimento em sistemas de transportadores pneumáticos em processos industriais.
Esses equipamentos representam a parte mais importante de uma indústria, o processo que realiza o deslocamento de produtos em pó ou granulados em uma tubulação de destaque em relação à atmosfera.
Por meio do fluxo de ar, esse sistema realiza a movimentação dos produtos de um ponto de origem até um local de destino, sempre com a máxima rapidez, eficiência e com o mínimo de desperdício.
Mas, mesmo sendo um sistema amplamente adotado, fica a questão: você conhece as principais vantagens e benefícios de transportadores pneumáticos para o setor industrial? Eles serão essenciais para conquistas no processo de produção e na manutenção da qualidade do produto, tanto de insumos quanto de produtos acabados.
Os sistemas de transportadores pneumáticos: um diferencial para o transporte industrial
Transportadores pneumáticos, responsáveis pela movimentação de sólidos em pó ou granulados por meio do uso de um gás (tipicamente o ar), representam a porção mais importante de um sistema industrial.
Por meio da pressão negativa (vácuo) ou positiva, os transportadores conduzem, por diferença de pressão do ar, os produtos ou insumos de um ponto a outro dentro da fábrica. Para isso, é levado em consideração três variáveis: velocidade do ar, volume e pressão.
Por essas características, os transportadores pneumáticos apresentam diversos benefícios, principalmente quando comparados aos processos realizados por outras formas de transporte industrial.
A primeira vantagem é que um sistema de transporte pneumático pode facilmente vencer longas distâncias ou grandes desníveis, além de atingir altas vazões de sólido, sendo portanto eficaz quando comparado aos transportadores mecânicos em muitas aplicações.
Este método de transporte possui riscos de acidentes quase nulos, principalmente por transportar o material dentro de uma tubulação estanque à atmosfera e não possuir partes móveis como os outros transportadores.
Além disso, sistemas pneumáticos são altamente duradouros e seguros, conseguindo manter fluxos produtivos constantes e manutenções menos frequentes, desde que sejam corretamente planejados.
Tal fato é extremamente importante, pois tempo ocioso para consertos e manutenções de urgência não programadas costumam são prejudiciais para o funcionamento da indústria.
Estes transportadores também apresentam boa adaptabilidade a vários arranjos de rotas e comprimentos, sendo por isso uma opção frequente para indústrias que transportam altos volumes de material, desde pós finos até mesmo materiais com granulometria elevada, como substâncias peletizadas. Com esse sistema, é possível transportar partículas com níveis de densidades bastante variadas e amplas.
Mas além das vantagens relacionadas ao processo de transporte em si, os transportadores pneumáticos apresentam também benefícios quanto à qualidade do produto final e dos insumos adotados, como veremos a seguir.
Transportadores pneumáticos permitem a manutenção da qualidade dos produtos
Um aspecto bastante interessante sobre os transportadores pneumáticos é a hermeticidade de todo o sistema, que é base para o funcionamento deste tipo de solução.
Por conta dessa característica, a contaminação cruzada com elementos que se fazem presentes no ambiente ou com outros produtos transportados em linhas de produção é reduzida com possibilidade de chegar a zero, quando comparado com sistemas de transporte mecânico, como esteiras, roscas e elevadores.
Situação semelhante também ocorre com a não disseminação ou vazamento de partículas de dentro do sistema para o ambiente fabril. Por ser fechado, e desenvolvido com filtros como “respiros” não há a liberação de produto (insumo ou matéria-prima) ao ambiente. Isso não só reduz a chance de intoxicação dos trabalhadores da planta como também aumenta a segurança da operação e do produto final.
Por essa característica, os transportadores pneumáticos podem ser utilizados com grande eficiência econômica na indústria alimentícia e farmacêutica, caracterizadas por utilizarem materiais a base de pó e que podem ter valor elevado de aquisição.
Por fim, os benefícios quanto à produção e ao produto, juntos, mostram por que o sistema pneumático é uma opção robusta e efetiva, principalmente frente às alternativas mecânicas.
Ao otimizar a produtividade por meio de transportadores pneumáticos, de forma sustentável e aderente às normas do setor, as indústrias conseguem ampliar a lucratividade e desempenhar atividades de forma organizada, segura e eficiente.
Para saber mais sobre como funciona e outras vantagens do sistema de transporte pneumático acompanhe nosso blog.
0 comentários